Hoje terminam as moratórias dos empréstimos bancários para muitas famílias portuguesas, mas sabia que pode sempre renegociar os seus empréstimos junto do seu banco/ instituição financeira?
Hoje iremos falar um pouco sobre as diferentes formas de o fazer.
Existem diferentes formas de renegociar empréstimos e diferentes motivos para o fazer, algumas das formas de o fazer:
- Consolidar vários créditos.
Se tem mais de um crédito, pode ver com o seu banco se é possível consolidar com um só empréstimo e assim reduzir taxas de juros.
- Período de carência
Esta é uma opção mais comum no início do contrato e funciona de forma muito semelhante ao que muitas famílias tiveram agora com as moratórias. Durante o período de carência, paga apenas juros pelo que o valor da prestação é mais reduzida. Por outro lado, esta opção também significa que o período de pagamento também será alargado.
- Alargar o período de pagamento
Renegociar o seu contrato de empréstimo através do período de pagamento pode aliviar o valor da sua prestação mensal, no entanto, geralmente alargar o prazo de pagamento também significa pagar um valor maior de juros.
- Adiar a dívida
Em certos casos, pode ser possível adiar o pagamento do capital para o final do contrato e desta forma apenas paga juros no início, no entanto no final do contrato terá um valor maior a liquidar.
- Negociar spread
Esta é talvez a opção mais difícil de conseguir, pois nem todos os bancos estão dispostos a negociar o spread. No entanto, pode ver se outros bancos oferecem spread mais baixo que o seu e avaliar se é possível transferir o seu crédito para outra instituição financeira.
sandra.farinha@sandrafarinha.com
967 185 656
#contabilidade #contabilidadedeformasimples #sandrafarinha #emprestimo #renogociar #fimdasmoratorias
