Se tem uma empresa, provavelmente já ouviu falar no termo “balancete”, ou porque o banco pediu ou porque o seu contabilista mencionou.
Mas o que é um balancete e o que representa exatamente? É o vamos tentar responder neste artigo.
O balancete reflete a contabilidade de uma empresa ou de uma organização num determinado período. O balancete pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual com valores do período escolhido e/ou valores acumulados.
O balancete é um dos mapas financeiros fornecidos pela contabilidade que representa um resumo de todas as contas e os seus respetivos saldos.
Mas para que serve este mapa financeiro?
Como mapa financeiro que é, o balancete fornece uma imagem da empresa naquele momento que é retirado de contabilidade, é como se fosse uma fotografia que tira.
E pegando nesta analogia, imagine uma fotografia que tirou num determinado momento, consegue ver que estava com alguém possivelmente, onde estavam, que roupa vestia e se estava a sorrir ou não. O balancete é igual mas com termos financeiros, ou seja, se eu extrair um balancete da contabilidade, será possivel verificar que naquele determinado momento, o saldo do banco era de X, ainda tinha um valor a receber de clientes de Y, tinha de pagar aos colaboradores o montante de Z e aos fornecedores o valor de A, o volume de vendas/ prestações de serviços era de M.
E é devido a esta descrição e informação possível de extrair de um balancete que é tao pedido pelas instituições financeiras, por exemplo.
Precisa de ajuda a perceber esta declaração ou ajuda com outros temas da sua contabilidade, então entre em contato!
##sandrafarinha #contabilidade #contabilidadedeformasimples #mapasfinanceiros #balancete
sandra.farinha@sandrafarinha.com
967 185 656
