Iniciar Atividade empresarial – Continuação

Como mencionei ontem, existem diferentes formas de iniciar a sua atividade com sócios e sem sócios. Hoje irei falar sobre as formas de iniciar a sua atividade se tiver sócios.

  • Sociedade Anónima: Constituída no mínimo por cinco sócios (acionistas). O capital social não pode ser inferior a 50.000,00 euros e encontra-se dividido por ações que podem ser livremente transacionadas. A responsabilidade dos acionistas é limitada ao valor da sua participação na empresa. As sociedades anónimas podem ainda ser particular: quando o capital é detido na totalidade pelos acionistas ou públicas: quando o capital não é detido exclusivamente pelos sócios e as ações podem ser subscritas pelo público.
  • Sociedade por quotas: muito semelhante à Sociedade Unipessoal por quotas, com a principal diferença que a sociedade por quotas tem de ser constituída no mínimo por dois sócios. Não existe capital social mínimo. A responsabilidade dos sócios é limitada ao valor da quota que detém da empresa.
  • Sociedade em nome Coletivo: constituída no mínimo por dois sócios e à semelhança da Sociedade por quotas, não existe um valor mínimo de capital social. A grande diferença é que a responsabilidade dos sócios deste tipo de empresa é ilimitada e subsidiária perante a empresa e são solidários entre si perante os credores.
  • Sociedade em comandita: capital social mínimo de 50.000,00 euros e o número mínimo de sócios varia consoante o tipo de sociedade e o tipo de sócio. A responsabilidade dos sócios é mista, o que significa que podem existir sócios com responsabilidade ilimitada (os sócios comanditados) que contribuem com bens e serviços e respondem pelas dívidas da empresa. Os sócios com responsabilidade limitada (sócios comanditários) são os que entram com o capital da empresa.
  • Cooperativa: são associações autónomas de pessoas. Existem dois tipos de cooperativas: primeiro grau (constituídas por pessoas coletivas ou singulares) ou grau superior (constituídas por uniões, federações e confederações de cooperativas).O número mínimo de membros dentro da cooperativa é de dois, caso se trate de uma cooperativa de grau superior e de três, no caso de se tratar de uma cooperativa de primeiro grau. É uma empresa com fins não lucrativos e a responsabilidade dos membros é limitada ao valor de capital subscrito.

Ainda tem dúvidas sobre o tipo de empresa indicado para iniciar o seu projeto? Não hesite em contactar-me, em posso ajudar. Faça do ano de 2021 um ano muito diferente e invista no seu projeto!

#sandrafarinha#contabilidade#contabilidadedeformasimples

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close